Um Refúgio Para o Amor – Patrício deixa carta se declarando para Luciana: ‘Só a morte poderia deter esse amor’
No final da novela Um Refúgio Para o Amor, Patrício fará sua tão sonhada cirurgia da coluna para voltar a caminhar. Infelizmente, o jovem não resiste a complexidade da operação e morre durante o procedimento.
Toda a família de Patrício fica arrasada com sua morte, bem como Luciana e Claudio. Matilde recebe a trágica notícia sobre a morte de Patrício e a revela para Roselena, que fica devastada. A vilã enlouquece, mas para se despedir de Patrício e receber a notícia sobre sua morte, ela consegue ter sanidade e compreender tudo o que está acontecendo.
Três semanas após a morte de Patrício, Matilde visita Luciana em seu apartamento. Luciana continua muito abalada e chora, dizendo que não acredita que o amigo faleceu. Matilde também está triste, mas resolve dar um pouco de alegria para Luciana.
A empregada dos Torreslanda entrega um envelope grande para Luciana e diz que aquele foi o último desejo de Patrício. Matilde explica que Patrício escreveu uma carta uma noite antes de se operar e pediu que ela entregasse para Luciana algum dia. Passados tantos dias desde sua morte, Matilde decide que já é o momento de entregar aquela carta.
Luciana começa a ler a carta e chora. Patrício escreve que se Luciana está lendo aquela carta, é porque ele não conseguiu cumprir a sua promessa de sobreviver a cirurgia. A mocinha segue chorando lendo a carta:
“Uma vez mais tentei me colocar de pé, mas a morte me venceu. Somente a morte poderia deter esse amor tão profundo, tão único, tão meu. Um amor que nasceu no mesmo instante em que eu te conheci. Eu sei que vai ser muito feliz com meu irmão e com Mateo. E também sei que desse lugar para onde vou, vou estar com você, cuidando, amando, e te esperando na eternidade”. A mocinha termina de ler, abraça a carta e chora olhando para cima, como se estivesse vendo Patrício em seu pensamento.