Terra e Paixão tem noite tórrida: Petra realiza o grande sonho da sua vida e tem comemoração com Hélio
Em Terra e Paixão, Petra (Débora Ozório) confidenciou finalmente a Marta (Kika Kalache) o nome do homem que a abusou quando era criança. Esse trauma profundo a afetou de maneira significativa, deixando-a vulnerável à insegurança que permeou todos os seus relacionamentos.
Na novela das nove da Globo, além disso, esse evento traumático desencadeou o vício de Petra em remédios tarja preta, tornando-se uma parte fundamental de sua jornada na trama. Em breve, Marta concederá alta à filha de Irene (Gloria Pires), permitindo que ela retorne à fazenda.
Conforme Clara Ribeiro, do Observatório da TV, após sua estadia na clínica de recuperação, a jovem estará consideravelmente fortalecida e renovada, alcançando um estado de equilíbrio que sempre almejou. Surpreendentemente, sua estabilidade emocional a capacitará a auxiliar a mãe a aceitar o divórcio de Antônio (Tony Ramos).
Portanto, ao voltar para a mansão, a agrônoma está determinada a superar inúmeros traumas e finalmente livrar-se da necessidade constante de medicamentos controlados. Uma das conquistas mais significativas será a superação do medo de se envolver intimamente com alguém na cama.
Após sua separação de Hélio (Rafael Vitti) durante o período em que retorna à fazenda, Petra fica surpresa ao vê-lo demonstrando arrependimento por ter dado um tempo no namoro. O filho de Agatha (Eliane Giardini) opta por dar uma chance ao amor, recusando-se a seguir o maquiavélico plano de sua mãe.
Com o reatamento do romance, Petra finalmente se entrega a Hélio, e os dois vivenciam um momento de intimidade sem que a moça sinta desconforto ou insegurança.