Notícias

Telescópio registra imagem inédita dos anéis de Urano; planeta é quatro vezes maior que a Terra

James Webb, nome de um telescópio espacial internacional, registrou pela primeira vez imagens inéditas dos anéis de Urano, considerado o terceiro maior planeta do sistema solar. As imagens foram publicadas na manhã desta quinta-feira (6), pela agência espacial norte-americana Nasa e pela Agência Espacial Europeia ESA.

O registro sem precedentes revela uma visão nunca vista do anel de poeira mais fraco do planeta, que de acordo com a NASA, é quatro vezes maior que o tamanho do planeta Terra.

De acordo com um comunicado da agência espacial, Urano nunca pode ser visto de forma tão clara. Apenas a sonda Voyager 2 e o Observatório WM Keck obtiveram imagens semelhantes desses anéis, mas não eram tão nítidas quanto ao registro do James Webb.

Agora, com as novas observações, também foi possível capturar com o supertelescópio detalhes sem precedentes característicos da atmosfera do gigante de gelo e algumas de suas luas.

Ao todo, são 27 luas conhecidas do planeta Urano, todas elas têm nomes característicos de personagens das obras de Alexander Pope e Shakespeare. No entanto, no registro feito pelo telescópio, é possível enxergar apenas as seis mais brilhantes, são elas: Puck, Ariel, Miranda, Titania, Umbriel e Oberon. De acordo com a NASA, a foto foi tirada com uma exposição de apenas 12 minutos. Ainda segundo a agência, novos estudos sobre o misterioso planeta estão em andamento, usando a alta tecnologia do supertelescópio.

Fonte: 1 News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo