Quem é a nadadora que foi expulsa do time brasileiro, após ser flagrada fazendo algo errado com o namorado?
A nadadora brasileira Ana Carolina Vieira, de 22 anos de idade, foi expulsa da delegação nacional nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, por cometer um ato de indisciplina. Ela e o namorado, o também nadador brasileiro Gabriel Santos, deixaram a concentração na Vila Olímpica para dar uma volta pelos arredores de Paris, algo proibido para atletas em disputa.
Em nota, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) afirmou que Ana Carolina Vieira teria assumido uma postura desrespeitosa diante da decisão técnica. Consequentemente, foi vetada do Time Brasil e retorna imediatamente ao país. O namorado, por sua vez, recebeu apenas uma advertência e seguirá nas próximas provas.
Ana Carolina Vieira é um dos principais nomes da natação brasileira. A jovem representa o Esporte Clube Pinheiros e, de acordo com informações da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), acumula incríveis 147 ouros, 97 pratas e 48 bronzes ao longo de sua bem-sucedida carreira.
A atleta estava em sua segunda Olimpíada, já que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ana Carolina chegou a disputar a prova de revezamento 4x100m livre feminino antes de ser punida, na qual o país terminou apenas na 12ª colocação. Na próxima sexta-feira, participaria do 4×100 medley.
Ana Carolina começou na natação nadando em águas abertas, para só depois migrar para a piscina (caminho que costuma ser inverso para a maioria dos atletas). A sua identificação com as águas se deu por influência dos pais, bombeiros. Em 2018, a nadadora ganhou a medalha de prata no revezamento 4×100 livre nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados em Buenos Aires, na Argentina.
O namoro com Gabriel Santos foi favorecido pela natação, uma vez que os dois são atletas do Pinheiros. O relacionamento começou em 2021, e participaram dos Jogos de Tóquio 2020 (adiados por conta da pandemia) já como namorados. Fora das raias, são militares da CDA-FAB (Comissão de Desportos da Aeronáutica).
Em maio de 2023, Ana Carolina virou notícia por um assunto fora das piscinas. A atleta se envolveu em uma briga com Jhennifer Conceição, também nadadora brasileira, durante a premiação do Troféu Brasil.
Ana, Jhennifer e Nichelly Brandão, todas atletas do Pinheiros, foram chamadas por uma pessoa da equipe de comunicação do clube para a gravação de um vídeo. Ana estava mais afastada das duas colegas e não gostou de ser acionada.
Jhennifer ironizou a colega de equipe, dizendo que, por posturas como essa, é que não vencia as provas. Ana se irritou, desferiu um tapa no rosto da outra nadadora e chegou a esfregar a cara dela em uma grade, sendo necessária a intervenção de terceiros para que a briga fosse controlada.