Olhos claros: com que idade a cor dos olhos do bebê é definitiva?
No mundo dos recém-nascidos, uma questão intrigante para pais e curiosos é a cor dos olhos dessas pequenas criaturas. Muitos bebês nascem com olhos claros, em tons que variam entre o azul e o acinzentado, mas a dúvida permanece: com que idade a cor dos olhos do bebê se define?
A melanina, uma pigmentação responsável pela coloração dos olhos, pele e cabelo, desempenha um papel crucial nesse processo. Nos primeiros momentos de vida, a maioria dos bebês apresenta olhos azuis, uma vez que a produção de melanina é mínima no ventre materno e não é estimulada pela luz natural. No entanto, a exposição à luz após o nascimento estimula a produção de melanina, podendo alterar a cor inicial dos olhos, tornando-os mais escuros ou até mesmo mudando seu tom.
O processo de desenvolvimento da cor dos olhos está ligado à quantidade de melanina presente na íris. Diferentemente do que se acredita, não existem pigmentações azuis, verdes ou cinzentas nos olhos, mas sim uma variação na quantidade de cor castanha, que determina a cor definitiva dos olhos da criança. Ao longo do tempo, a cor tende a definir-se entre azul, verde ou castanho, dependendo do grau de pigmentação na íris.
Em geral, por volta dos 6 a 9 meses de vida, a cor dos olhos do bebê já se tornou definitiva. A íris ganha pigmentação suficiente para que se possa determinar qual será a tonalidade final. Aos 12 meses, a maioria dos bebês tem a cor definitiva estabelecida, embora algumas crianças possam apresentar alterações até os 5 a 6 anos de idade.
A herança genética desempenha um papel fundamental na determinação da cor dos olhos. A cor dos olhos do bebê é influenciada por três genes específicos, e pais com olhos claros podem gerar filhos com olhos escuros, caso estes herdem uma maior quantidade de genes produtores de melanina.