O fim de Os Trapalhões: Dedé conta detalhes sobre morte de Zacarias e como ficou ao vê-lo
Os Trapalhões chegou ao fim no dia 27 de agosto de 1995, pois Dedé e Didi já estavam abalados pelas mortes de Zacarias e Mussum. Neste mesmo ano, Renato Aragão deu uma entrevista ao Estadão e descartou a possibilidade de substituir os dois amigos.
Na década de 60, Didi começou com um programa de humor na TV Excelsior, ao lado de Wanderley Cardoso, Ivon Curi e Ted Boy. Quando Renato Aragão foi para a Record, mudou o nome da atração para Os Insociáveis, e o humorista convidou Mussum e Dedé para formarem um novo elenco.
Em 1974, o trio foi contratado pela TV Tupi, quando convidaram Zacarias para formarem o quarteto que conquistaria o Brasil. Eles fizeram tanto sucesso que, na época, concorriam com o Fantástico, na Globo; e em 1977 aceitaram fechar um contrato com a emissora carioca.
Dedé Santana, em entrevista para o Real Podcast, falou sobre a morte de Mauro Gonçalves, que ficou conhecido como o eterno Zacarias. De acordo com Dedé, o amigo não estava bem de saúde, mas manteve tudo em segredo.
“Ele já vinha meio doente, fazia uns regimes malucos, porque não queria engordar (…) deixou de comer“, revelou Dedé. Ele contou ainda que o amigo estava ficando fraco e notou isto durante as gravações.
Quando questionado por Dedé sobre o que estava acontecendo, Mauro Gonçalves garantiu que ia ao médico. Um dia, após as gravações, o humorista desapareceu e deixou todos preocupados. Uma pessoa mais próxima avisou que Zacarias foi para casa e não atendia ninguém.
Renato Aragão, Mussum e Dedé foram até lá para conversarem com o amigo e ficaram assustados ao vê-lo, pois estava muito debilitado. Mauro Gonçalves, o querido Zacarias, faleceu por insuficiência respiratória em 1990.