Maiara e Maraisa, Simone Mendes, Ana Castela e mais: mulheres surpreendem e ocupam o pódio das músicas sertanejas mais tocadas das rádios em 2023
Na última semana, o Movimento Country surpreendeu ao trazer a lista das músicas sertanejas mais ouvidas das rádios no primeiro semestre deste ano, divulgada pela Crowley, respeitada empresa que faz a medição do ranking. Observando os números, duas grandes surpresas tomam conta da lista: a ausência de Gusttavo Lima, que está perdendo espaço para outros nomes do sertanejo, e a dominância das mulheres.
Há algum tempo, o sertanejo feminino, comumente chamado de “feminejo”, vem alçando cada vez voos maiores. Gênero explodido na voz de Marília Mendonça, que ressignificou o papel da mulher na música sertaneja e mudou a inserção feminina no gênero, as novas representantes máximas do gênero agora são Maiara e Maraisa.
Uma informação que chama atenção, no entanto, é a ausência de Gusttavo Lima entre as mais tocadas das rádios. O cantor sertanejo vinha em uma grande crescente nos últimos anos, mas acabou perdendo espaço e hoje mal aparece entre o top 10 de sucessos, embora faça bons números no streaming.
Confira a seguir as mulheres que dominam a lista das músicas sertanejas mais tocadas em 2023:
1
Maiara e Maraisa
E as gêmeas mais amadas do Brasil fazem jus à coroa que foi herdada da melhor amiga: Maiara e Maraisa tem a música mais tocada das rádios no primeiro semestre de 2023. A canção “A Culpa É Nossa“, que faz parte do álbum “Identidade“, lançado em fevereiro, acumulou impressionantes 44.949 audições no primeiro semestre do ano.
2
Simone Mendes
3
Marília Mendonça
A dominância feminina segue com a saudosa Marília Mendonça, que ainda continua presente no coração do Brasil mesmo após mais de 1 ano e meio de sua morte. A eterna rainha da sofrência tem quinta música mais ouvida das rádios com “Leão“,
4
Mari Fernandez
Para encerrar a lista de sucessos da Crowley, temos a forrozeira Mari Fernandez com o seu dueto “Não Vitalício (Nunca Mais)“, ao lado de Matheus e Kauan, na 10ª posição. Muito requisitada pelo sertanejos, a cantora é uma das mais populares da atualidade e basicamente tudo o que toca vira ouro.
Para ver o ranking da Crowley completo, clique aqui.
5
Bônus: o ranking da Connectmix
Ao analisar o ranking divulgado pela Connectmix, concorrente da Crowley, a situação é ainda mais favorável para as mulheres e prova sua dominância com sucesso, já que elas ocupam 7 das 10 posições de músicas mais tocadas. Aqui, finalmente Ana Castela dá o ar das graças com duas músicas no top 10.
Veja:
“Leão” – Marília Mendonça
“Erro Gostoso” – Simone Mendes
“Eu Gosto Assim” – Gustavo Mioto ft. Mari Fernandez
“Bombonzinho” – Israel e Rodolffo ft. Ana Castela
“A Culpa é Nossa” – Maiara e Maraisa
“Coração Cigano” – Luan Santana ft. Luísa Sonza
“Traumatizei” – Henrique e Juliano
“Oi Balde” – Zé Neto e Cristiano
“Esse B.O é Meu” – Guilherme e Benuto ft. Matheus e Kauan
“Palhaça” – Naiara Azevedo ft. Ana Castela
Dessa forma, o feminejo cada vez mais ocupa espaço entre os “tops” da música sertaneja. É sempre válido destacar que um gênero composto majoritariamente de homens esteja abrindo portas para mulheres brilharem e serem realizadas profissionalmente.