Mal súbito: entenda as causas e sintomas dos eventos médicos agudos e inesperados
Mal súbito é um termo usado para designar eventos médicos agudos, inesperados e repentinos que requerem atendimento médico imediato. As causas principais incluem infarto, arritmias cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, convulsões, alergias graves, entre outras.
Os sintomas variam conforme a causa, mas frequentemente incluem perda de consciência, dor no peito, falta de ar e confusão mental. A morte súbita geralmente é uma consequência fatal do mal súbito.
Especialistas em saúde explicam que o termo mal súbito não é tecnicamente preciso. Normalmente, ele se refere a eventos médicos repentinos e graves, caracterizados por sintomas como síncope (desmaio) e/ou lipotimia (sensação de desmaio iminente), que podem ser provocados por várias condições. Na verdade, trata-se de uma queda repentina da pressão arterial que resulta em uma parada cardíaca.
Os sintomas de um ataque cardíaco em jovens diferem dos observados em pessoas mais velhas. Em jovens, pode haver uma sensação de pressão ou queimação no peito, conhecida como dor torácica típica. Além disso, a dor no peito pode se espalhar para os braços, mandíbula, queixo e até para as costas.
Na maioria das vezes, o mal súbito está relacionado a causas cardíacas. No entanto, fatores neurológicos e respiratórios, reações alérgicas graves, intoxicação por drogas e doenças metabólicas, como o diabetes, também podem desencadear esse tipo de evento. Exemplos de condições associadas ao mal súbito incluem:
Problemas cardíacos: infarto (responsável por 80% dos casos), parada cardíaca, arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca aguda. Problemas neurológicos: acidente vascular cerebral (AVC), convulsões e hemorragia cerebral. Problemas respiratórios: insuficiência respiratória, pneumotórax, asma aguda e embolia pulmonar.