Notícias

Insônia, falta de apetite, angústia: porquê a traição pode provocar sintomas físicos e quando buscar ajuda

A cantora Luísa Sonza revelou recentemente no programa da apresentadora Ana Maria Braga que foi traída pelo ex-namorado, Chico Moedas. O assunto acabou viralizando nas redes sociais e gerando debate sobre o assunto. A maioria dos internautas se comoveu com o sofrimento da artista. Já outros levantaram a possibilidade de ser uma jogada de marketing para lançamento de uma nova canção.

O fato é que a traição é algo extremante doloroso e difícil de enfrentar. “Dor impossível de explicar”, desabafou Luísa Sonza no programa Mais Você. A frase usada pela artista não é uma metáfora. Psicólogos e psiquiatras afirmam que descobrir a traição em um relacionamento pode provocar um grande trauma.

Esse trauma provocado pelo rompimento pode gerar diversos sintomas físicos, como dor no peito, insônia e ansiedade. Dependo do caso a pessoa pode até mesmo apresentar episódios de crises de pânico.

Renata Bento, psicóloga e psicanalista, explica que é algo comum que o sofrimento psíquico acabe sendo sentido fisicamente. A profissional ressalta que o físico e mental estão juntos. Portanto, quando o indivíduo passar por situações muito impactantes o corpo sente dor.

O fato é que cada pessoa reage de uma forma. Nem todo mundo vai sofrer intensamente. Cada um pode ter sintomas diferentes e com graus variados. Algumas pessoas ficam agressivas, outras desesperadas e deprimidas. A situação é muito semelhante ao processo de luto.

O sofrimento psíquico causado pela traição do parceiro (a) pode provocar sintomas como: falta de apetite, insônia, comportamento depressivo, agressividade, oscilação de humor, ansiedade e até mesmo crise de pânico. Vale ressaltar que o sintoma mais comum é a insônia, angústia e perda de apetite.

Em situações extremas, em que o indivíduo pensa em se machucar para tentar conseguir o amor de volta, indicam um quadro de dependência emocional. Nesse tipo de situação é importante procurar ajuda de um profissional. O médico psiquiatra vai ajudar avaliando o quadro e direcionamento o melhor tratamento para lidar com o trauma.

Fonte: 1 News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo