Esportes populares nos quais o Brasil tem representação nas Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos são o evento mais significativo na vida dos atletas. Na maioria das modalidades esportivas, a medalha olímpica é a remuneração mais prestigiosa. Como os jogos acontecem uma vez a cada quatro anos e são muito concorridos, nem todos os atletas conseguem participar mais de uma Olimpíada. Nesta, a equipe brasileira consiste de 276 atletas. Este final de semana trouxe as primeiras medalhas para o Brasil. Foram as modalidades mais raras a serem assistidas. No skate, um esporte que entrou nas Olimpíadas relativamente recente, a skatista brasileira Rayssa Leal conquistou o bronze na modalidade “street”. Rayssa bateu recorde sendo a mais jovem a subir em dois pódios olímpicos. Atualmente ela tem 16 anos e nos Jogos em Tóquio ela tinha apenas 13 anos. Judô trouxe duas medalhas ao Brasil, Willian Lima passou para final, mas ficou com a prata, um bom resultado considerando que desde 2004 nenhum atleta tinha chegado na final olímpica nessa modalidade. No feminino, Larissa Pimenta conquistou o bronze.
Falando sobre um esporte popular no Brasil, nenhum pode competir com o futebol. É o esporte que faz parte do DNA brasileiro, que as pessoas de cada bairro jogam . Também é o esporte mais popular para apostar, tanto no Brasil quanto no mundo. Obviamente, todas as casas de apostas do Brasil oferecem vários mercados de futebol para fazer palpites. A popularidade do esporte corresponde com o desempenho do time nacional que tem o melhor resultado na história do jogo: a Seleção Brasileira é pentacampeã mundial, venceu nove vezes a Copa América. Porém, ultimamente o futebol brasileiro parece estar na sua pior fase de todos os tempos. Os escândalos estão perturbando o campeonato nacional, desvio de dinheiro de patrocínio, falência de clubes. Nos últimos campeonatos grandes, a seleção não demonstrou um bom desempenho, parando nas quartas de final. O resultado dessa Olimpíada também foi marcante, confirmando o mau estado do esporte no país, – a seleção masculina nem foi classificada. A seleção feminina foi classificada, o torneio está na fase de grupos e a seleção tem chance de passar para a próxima fase. Vale a pena mencionar que futebol é um dos poucos esportes para qual medalhas olímpicas não são prestigiosas.
Diferentemente de futebol, no vôlei, os Jogos Olímpicos é um torneio muito prestigiado. Ambas as seleções (masculina e feminina) foram classificadas nessa Olimpíada. É um esporte onde o Brasil tem bons resultados, no masculino conquistou três ouros nas Olimpíadas em 1992, em 2004 e 2016 a seleção feminina tem duas de ouro, conquistadas em 2008 e em 2012 (também uma prata e duas de bronze). O Brasil é um dos líderes do vôlei mundial, ainda mais forte o país está no vôlei de praia, que foi integrado como modalidade olímpica nos Jogos de Atlanta de 1996. Atualmente o Brasil está com 13 medalhas olímpicas, que é o maior número na história desse esporte.
O primeiro jogo da seleção masculina aconteceu no domingo dia 29 contra a Itália. No começo do primeiro set o Brasil estava com a vantagem, mas a Itália diminuiu a vantagem e virou o placar fechando em 25 a 23. O segundo set foi equilibrado e com várias mudanças na liderança do placar, e a Itália fechou com 27 a 25, No terceiro set o Brasil conseguiu manter uma distância de 3 pontos e fechar com 25 a 18. O quarto set também foi disputado e fechado com 25 a 21, e o jogo acabou com a vitória da Itália por 3 sets a 1.