Notícias

Como calcular o preço de um serviço

Se você é um prestador de serviços autônomo e está em busca de acertar em cheio na hora de precificar os seus serviços, saiba que você chegou ao lugar certo. Pois, saber como calcular o preço de um serviço é essencial para um negócio bem-sucedido.

Todavia, a maior parte dos freelancers e profissionais liberais acabam errando na hora de definir o preço dos seus serviços e perdem tempo e dinheiro, o que não pode ocorrer, especialmente se levarmos em consideração a natureza de serviço personalíssimo que esses trabalhos possuem.

Então, para melhorar a lucratividade na prestação dos seus serviços e ao mesmo tempo cobrar um preço justo, trouxemos algumas dicas que irão clarear a sua mente e ajudá-lo a calcular o valor com precisão. Portanto, para ficar por dentro de tudo isso e muito mais, continue conosco na leitura do texto abaixo.

Independentemente da natureza do serviço prestado, seja uma empresa de mudanças ou até mesmo um escritório de advocacia, é fato que existem custos fixos que devem ser levados em consideração na hora da realização do cálculo. Sendo assim, esse é o primeiro passo para aprender a calcular.

Dessa forma, você precisa reunir todas as despesas regulares, como:

Esses são apenas os gastos fixos. Porém, existem também os gastos variados, ou seja, aqueles que flutuam em conformidade com a demanda, como:

Com essas informações em mãos, a tarefa de calcular o preço do seu serviço se torna muito mais simples, haja vista que você terá uma média de todos os gastos fixos e variáveis que estão incluídos no valor final.

Esse é sem dúvidas um dos principais fatores que devem ser considerados na hora de precificar o seu serviço. Pois, tanto a mão de obra quanto o tempo investido dizem respeito ao recurso humano empenhado no desempenho do trabalho.

Por exemplo, trabalhos muito específicos, como o de recarga de extintores, exigem muito mais experiência e inteligência na hora de realizá-lo. Dessa forma, você precisa considerar a sua expertise, experiência, formação e o valor que o seu trabalho consegue agregar ao cliente. Lembre-se o quanto você estudou e se dedicou para realizar o desejo do contratante.

Além disso, não subestime o seu próprio talento e conhecimento ao definir um preço justo pelo seu serviço. A sua desvalorização é a desvalorização de todos os profissionais que atuam no mesmo segmento. Portanto, valorize-se e valorize também os colegas de profissão.

Conhecer o mercado em que atua e entender como a concorrência precifica seus serviços é outra excelente estratégia para manter o patamar dos seus preços em sintonia com aquilo que o mercado está disposto a pagar. 

Assim sendo, analise profissionais ou empresas que oferecem serviços semelhantes e veja qual é a faixa de preço praticada. Isso te dará uma ideia do que o mercado está disposto a pagar e te ajudará a posicionar seu serviço de forma competitiva.

Porém, uma dica de ouro para quem trabalha como autônomo: não ache que reduzir os preços do seu serviço com a única forma de obter clientes. Ao contrário disso, talvez as pessoas deixem de contratá-lo por achar que você não oferece um serviço de qualidade.

A margem de lucro é o percentual de ganho que você deseja obter em cima do custo do serviço. Ela pode variar de acordo com o tipo de serviço, complexidade e nível de expertise envolvido. Por exemplo, se você presta serviço de manutenção de motos, precisa encontrar uma margem de lucro justa que cubra o valor das peças e dos seus serviços.

Encontrar um equilíbrio entre uma margem que remunere seu trabalho adequadamente e seja atrativa para o cliente é essencial. Todavia, não se esqueça do que foi dito no tópico anterior.

Pois, para alguns clientes, preço baixo é sinônimo de baixa qualidade. Então, dependendo do tipo de serviço que você presta e do mercado atingido, isso irá influenciar negativamente nas vendas e na sua reputação.

A percepção de valor do cliente é um fator determinante na decisão de compra. Isso significa que o cliente precisa acreditar que a qualidade do serviço prestado é proporcional ao valor cobrado.

Por isso, ofereça um serviço de alta qualidade, esteja atento às necessidades do cliente e esteja disposto a superar expectativas. Isso agrega valor ao seu serviço e pode justificar um preço mais elevado.

Além disso, é possível que ele recomende os seus serviços para outras pessoas, criando uma boa Networking e ajudando a melhorar a sua reputação em relação aos concorrentes diretos e indiretos.

Embora seja importante fixar preços condizentes com a qualidade dos seus serviços, vale a pena ter um pouco de flexibilidade, principalmente quando os clientes não tiverem condições financeiras suficientes para pagar o valor cheio.

Fonte: 1 News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo