Caso Sidney Sampaio: remédios para insônia podem ter efeitos colaterais; especialista faz alerta
A assessoria de imprensa do ator Sidney Sampaio confirmou que ele sofreu com efeitos colaterais de remédio para dormir. Nesta sexta-feira (4), Sidney Sampaio pulou do primeiro andar de um hotel no Rio de Janeiro e precisou ser hospitalizado.
De acordo com a Record TV, o ator teria chegado ao hotel em Copacabana por volta das 4h. Horas depois, ele foi filmado por câmeras de segurança se jogando do primeiro andar. Naquele momento, socorristas já haviam sido acionados e um deles chegou a tentar amparar o ator na queda.
Em entrevista ao Metrópoles, o médico Amadeu Ribeiro, que atua como otorrinolaringologista no Distrito Federal, deu algumas recomendações aos pacientes que precisam do auxílio de medicamentos para dormir. Segundo o profissional, 72% dos brasileiros têm dificuldades relacionadas ao sono.
Problemas para dormir ou para se manter em sono profundo são identificados como insônia depois de três ou mais. A medicação a ser aplicada precisa ser analisada com cautela e a automedicação não é recomendada em hipótese alguma porque causar alguns efeitos complicados, entre eles crises de psicose e de alucinações.
Se automedicar com remédios para insônia pode ter um efeito contrário ao desejado. Se a dose do remédio e o medicamento em si não forem adequados, a pessoa que sofre com a insônia pode apresentar tontura, dificuldade para se concentrar e para dirigir, reflexos lentos, além de dificuldade para dormir. Portanto, antes de qualquer coisa, um médico deve ser consultado.