Caso envolvendo Lucinda e Andrade em Terra e Paixão acende alerta
Na trama de Terra e Paixão, a personagem Lucinda, interpretada por Débora Falabella, se vê diante de uma difícil situação, onde seu marido, Andrade, interpretado por Ângelo Antônio, é finalmente preso e encaminhado para a cadeia depois de uma cena de agressão.
Embora retrate uma obra de ficção, este texto contém a reconstrução de uma cena que pode acender o gatilho em mulheres que são vítimas de violência. No último parágrafo, há informações de como denunciar agressores.
Mesmo com Lucinda sendo vítima frequente das agressões perpetradas por seu esposo, Andrade vai para a cadeia porque Marino (Leandro Lima) vai flagrar as cenas impactantes de violência doméstica de Andrade contra Lucinda. O delegado tomará a atitude de prender o crápula.
A prisão será um alívio para Lucinda, que não passará a noite ao lado do companheiro bêbado. Mas a prisão não vai demorar muito tempo. Marino vai avisar para Lucinda que sem processo não terá como manter Andrade atrás das grades. O delegado vai se basear na lei para tal atitude.
Importante destacar a grave problemática da violência contra a mulher evidenciada na trama escrita por Walcyr Carrasco. O caso acende o alerta sobre esse tema tão fundamental. Agressores podem ser denunciados nos telefones 180 (disque-denuncia) ou 190 (Polícia Militar). Qualquer pessoa pode ligar e denunciar. A lei garante o anonimato. Em agressão de marido à mulher, meter a colher é fundamental.