Câncer no testículo: detalhes e sintomas da doença do cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo
O cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, está internado após ser diagnosticado com embolia pulmonar. O artista revelou no mês de maio que voltou a fazer o tratamento contra o câncer. A informação foi confirmada pelo próprio famoso durante a participação em um podcast. Na ocasião, ele explicou que a enfermidade atingiu os testículos.
O artista, que está com 50 anos, foi diagnosticado com um câncer inguinal, na região da virilha. O pagodeiro chegou a celebrar a cura da doença alguns meses após o diagnóstico. Contudo, a enfermidade acabou voltando. “Quando vi que estava voltando a inchar, reparei que era em outra região”, contou o famoso na ocasião.
Segundo informação do Inca – Instituto Nacional de Câncer, a doença corresponde a 5% do total de casos de tumor maligno entre os homens. No geral, a enfermidade atinge principalmente homens na idade entre 15 e 50 anos. Em alguns casos, os pacientes não costumam apresentar qualquer sinal.
O tumor no testículo é geralmente diagnosticado apenas durante a realização de exames para outros problemas de saúde. Contudo, em alguns casos o paciente pode apresentar os sintomas abaixo.
O indivíduo pode apresentar nódulo duro na região que geralmente é indolor. Também pode acontecer o aumento ou redução do tamanho, sangue na urina, endurecimento e dor na parte baixa do abdômen.
O sintoma é raro, mas pode acontecer do homem ter sensibilidade nos mamilos e mamas. Isso pode ocorrer pelo aumento do hormônio gonadotrofina coriônica.
Os tumores que produzem andrógenos não costumam apresentar sinais específicos em homens adultos. No entanto, os sinais de puberdade precoce podem surgir em garotos mais novos.
Contudo, quando a doença está avançada o paciente pode apresentar dor na parte de baixo das costas, dificuldade respiratória, dor no tórax, tosse com sangue, dores abdominais, dor de cabeça e até mesmo confusão mental.