Bactéria Staphylococcus aureus: jovem de 18 anos com acne morreu em Santa Catarina
As bactérias são micro-organismos que podem causar danos fatais a um ser humano. Ao longo dos séculos, diversas bactérias foram identificadas e medicamentos – os chamados antibióticos – foram desenvolvidos para vencer esses inimigos invisíveis.
Nos últimos dias, ligou alerta em muita gente o caso da morte de uma estudante de apenas 18 anos em Santa Catarina. A jovem Dâmilly Beatriz da Graça se mudou de Timbó para Blumenau para estudar e não resistiu a bactéria Staphylococcus aureus.
Dâmilly foi ao médico no primeiro final de semana deste mês de junho devido às dores que sentia no pescoço. Medicada, ela voltou para casa na esperança de que o problema fosse se resolver. Não foi o que aconteceu. No sábado (10), a estudante continuava sentindo as mesmas dores.
No dia seguinte, Dâmilly acordou com o rosto inchado, procurou ajuda médica desesperada e foi internada. Os médicos entenderam a gravidade do quadro e a mandaram para a unidade de terapia intensiva. Na segunda-feira, a estudante faleceu.
Dâmilly tinha acne e a inflamação na pele foi a porta de entrada da bactéria no organismo. Resistente, a superbactéria se espalhou pelo corpo e matou a jovem. A Staphylococcus aureus é comum, está na pele da maioria das pessoas e pode causar problemas graves se há algum tipo de lesão ou ferimento na pele. Normalmente, o sistema imunológico ou a própria pele agem como defesa e evitam qualquer problema que poderia ser causado pela bactéria. Esta bactéria pode ter algumas nomenclaturas. A MRSA, por exemplo, é resistente a antibióticos como a penicilina.