Aos 17 anos, Lamine Yamal garante o sucesso da Espanha
A Espanha, em um momento de renovação, enfrentou a Inglaterra na final da Eurocopa neste domingo (14). Reconhecida pelo futebol envolvente, dos 26 convocados para a Eurocopa, nove têm 25 anos ou menos, um dado que reflete a ênfase espanhola na formação de talentos. A escolha do treinador também evidencia essa abordagem no desenvolvimento da equipe.
Luis de la Fuente assumiu a seleção logo após a Copa do Mundo de 2022 no Qatar. Ao contrário de seus antecessores, como Luis Enrique, que chegaram à equipe após longas carreiras em clubes, o treinador passou os últimos anos trabalhando nas equipes de base do país.
No entanto, o principal exemplo de trabalho é Lamine Yamal, um jovem promessa que completou 17 anos no sábado (13) e se destaca como o principal nome na campanha da Eurocopa 2024.
Autor de um golaço na semifinal contra a França, o camisa 19 viveu uma realidade muito diferente há um ano. No verão europeu passado, o atacante também marcou um golaço contra os franceses – mas desta vez na Euro sub-17.
A cada ano, a base espanhola forma novos jogadores. Cada vez mais, esses jovens chegam à seleção principal, trazendo talento e entrosamento que aceleram o processo de renovação. Com Luis de la Fuente no comando e Lamine Yamal como referência, a colheita dos frutos desse trabalho pode começar já neste fim de semana. Se isso acontecer, será apenas o primeiro de muitos sucessos.