A verdade sobre Os Trapalhões e Silvio Santos: a história que quase ninguém sabe sobre os humoristas
Em 1974, o programa Os Trapalhões estreou na TV Tupi e logo se tornou um grande fenômeno. O quarteto fez tanto sucesso na época que começou a incomodar o Fantástico e, logo, a Globo tratou de acabar com a concorrência.
Em 1977 a emissora carioca contratou os humoristas e deu a eles um programa justamente no domingo, uma hora antes do Fantástico. Desta forma, os humoristas ainda ajudavam a alavancar a audiência do programa dominical da Globo.
O que muitos não sabem é que, antes da formação de Os Trapalhões, o grupo foi contratado na Record e de 1971 a 1974; e eram conhecidos como Os Insociáveis. O nome mudou assim que foram contratados pela Tupi.
Foi na Globo que eles atingiram o auge do sucesso e passaram a fazer filmes para cinema e tiveram a marca em revistas, roupas e vários outros produtos. Os Trapalhões conseguiram até superar a audiência de Silvio Santos aos domingos.
Outra história que poucos sabem é que eles quase foram para o SBT. Dedé Santana deu uma entrevista para o A Tarde é Nossa, da SCC, afiliada do SBT no estado de Santa Catarina e contou um segredo.
Dedé revelou que, na década de 80, somente Renato Aragão tinha contrato com a Globo, enquanto ele, Mussum e Zacarias não estavam ligados de forma contratual à emissora carioca. Nesta época, a Globo conseguiu fechar um contrato com Gugu Liberato, e Silvio Santos contratou os três Trapalhões, inclusive já tinha até um espaço para o trio no SBT.
Mas houve uma reviravolta quando Silvio conversou com Roberto Marinho e chegaram a um acordo: a Globo desistiu de Gugu, e o SBT não contratou Dedé, Mussum e Zacarias. Desta forma, tudo continuou como estava.