“Guerreiras”, diz avó dos crianças resgatadas com vida após 40 dias na selva
Lesly Jacobo Bonbaire, uma jovem de 13 anos, é a protagonista dessa história incrível. Sua coragem e determinação foram elogiadas por sua avó, Fátima Valencia. Durante 40 dias, Lesly conseguiu manter seus irmãos mais novos a salvo na selva amazônica da Colômbia, até que as crianças fossem finalmente resgatadas na sexta-feira (9/6). Sua atitude heroica tem sido amplamente reconhecida e admirada.
“Ela sempre cuidava deles, quando a mãe trabalhava. Dava-lhes fariñita (alimento típido de indígenas da região), casabito (pão de farinha e mandioca), qualquer fruta do mato”, contou Valencia à AFP que a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy, faleceu no trágico acidente de avião que levou ao desaparecimento dos pequenos em 1º de maio.
Lesly e seus irmãos, Soleiny Jacobombaire Mucutuy de 9 anos, Tien Noriel Ronoque Mucutuy de 4 anos e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, que completou seu primeiro ano de vida na selva, foram resgatados em um estado frágil, cheios de picadas de mosquitos, e levados de helicóptero para San José del Guaviare, o município mais próximo do local onde foram encontrados. Durante o período em que estiveram perdidos, a sobrevivência deles foi possível em grande parte devido à força de vontade de Lesly, que se manteve determinada e conseguiu encontrar alimentos e kits lançados por helicópteros de resgate.
“A força das mulheres indígenas é notável”, ressaltou a avó da menina, que pertence à etnia muinane, do povo indígena Uitoto. Um dos indígenas envolvidos no resgate também destacou a habilidade das crianças em se locomoverem pela selva.