Travessia: Karina é vítima de ‘estupro virtual’, foge de casa e recebe o apoio dos pais
A novela Travessia está na reta final e tem lançado luz sobre temas importantes. Em capítulos que vão ao ar nos próximos dias, Karina passará por momentos difíceis. Vítima de um pedófilo virtual, ela terá fotos expostos em um site adulto e viverá dias complicados.
As imagens passarão a circular na escola onde Karina estuda e a jovem decidirá fugir. O caso terá investigação policial e o desfecho dessa história será positivo, com Karina recebendo o apoio dos pais e dos colegas de escola em meio ao estupro virtual que sofreu.
Da telinha para a vida real, o termo estupro virtual existe de fato e tem base na lei. O Código Penal Brasileiro passou por alterações em 2009. O artigo 213, que fala sobre o estupro, ampliou este conceito, dando mais significados a ele.
“Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”, diz o Código Penal atualizado. Os termos “constranger (…) mediante violência” e “ato libidinoso” passaram a se encaixar também em situações que acontecem pela internet. A novela de Gloria Perez lança luz a este tema tão importante e que de difícil entendimento para algumas pessoas.
A novela Travessia tem abordado temas importantes a respeito da tecnologia. No último capítulo, por exemplo, Chiara vai encontrar com Débora, que morreu quando ela nasceu por meio da tecnologia. No encontro, organizado por Cidália, Chiara receberá a notícia de que Débora é sua mãe e Moretti é o seu pai.