Ciclone extratropical poderá atingir o Sul do Brasil e previsão deixa todos em alerta
O Rio Grande do Sul registrou, até o momento, 169 óbitos por causa das enchentes, e a situação por lá ainda é desesperadora. Muitas casas continuam alagadas e os abrigos estão lotados.
A previsão para esta semana não é nada animadora, pois um ciclone extratropical poderá atingir o Sul do Brasil. O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, inclusive, já emitiu vários alertas para a costa sulina.
Para o Rio Grande do Sul, o alerta é laranja, indicando perigo para o estado até terça-feira, dia 28. A costa gaúcha ainda poderá ser castigada por fortes ventos, que poderão chegar a Santa Catarina.
Todos os estados do sul encontram-se em estado de alerta amarelo para chuva. O tempo fechado em muitas cidades mostra que o nível da água poderá subir em algumas regiões.
A previsão ainda aponta muita chuva em Porto Alegre e toda a região leste do estado. Existe a possibilidade de que esta chuva fique mais intensa, por isso as equipes de resgate seguirão de prontidão.
A previsão para terça-feira, dia 28, é de que o ciclone esteja próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. Com isto, a chuva continuará em todo estado, mas na quarta-feira (29), o clima deve melhorar um pouco.
Segundo a MetSul, na quinta-feira (30), o ciclone já estará bem distante e o sol deve aparecer no Sul do Brasil, mas o céu seguirá com muitas nuvens. A previsão de dias ensolarados é para o próximo final de semana, mas isto não significa que a chuva foi embora definitivamente.