Tornado tira a vida de mais de vinte pessoas, incluindo crianças, e deixa um rastro de destruição
Mais de 20 pessoas perderam a vida devido aos tornados que atingiram a região central dos Estados Unidos. As autoridades seguem em alerta máximo porque milhões de norte-americanos estão sob ameaças de condições climáticas severas.
De acordo com a CNN, cerca de 109 milhões de pessoas vivem em grandes áreas nos Estados Unidos que estão sob ameaça de fortes ventos e tempestades. Os vales dos rios Mid-Mississippi, Tennessee e Ohio podem ser os mais prejudicados.
O Centro de Previsão de Tempestades já emitiu alertas informando sobre os tornados. O presidente Joe Biden foi informado sobre a situação e a população orientada para se protegerem.
Um dos alertas informou que se trata de uma “situação particularmente perigosa”. A previsão é de que vários tornados possam causar ainda mais destruição e colocar a população em risco.
Esse alerta só é emitido quando as autoridades estão certas de que é alto o potencial para o surgimento de múltiplos tornados de força EF2. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, a longa duração destes tornados poderá agravar a situação.
Mas os tornados são apenas um dos problemas que estas pessoas enfrentarão. Há previsão também de chuva de granizos que podem chegar ao tamanho de uma bola de beisebol, o que causa grande estrago às residências e plantações.
“Intensas tempestades de supercélulas continuarão a se desenvolver em toda a área de observação durante esta noite. Vários tornados são prováveis, alguns dos quais deverão ser intensos“, informou o Centro de Previsão de Tempestades. O presidente dos Estados Unidos divulgou um comunicado agradecendo o trabalho das equipes de resgate.