Relembre cantores sertanejos que tiveram problemas na voz
Voz em risco: muitas vezes imprudentes, cantores sertanejos sofrem com problemas vocais e deixam o público desesperado com consequências
O mundo da música sertaneja constantemente é surpreendido com algumas revelações que deixam os fãs apreensivos. Desde casos de doenças severas, o uso de cigarros eletrônicos e até o mal aproveitamento de suas próprias cordas vocais, é comum vermos sertanejos perdendo a sua voz.
A mais recente foi Solange Almeida, que acabou sofrendo com sérias consequências pelo uso de cigarros eletrônicos, popularizados como “vape“, que estão em alta, especialmente entre os jovens. O caso da forrozeira se assemelha ao de Zé Neto, que também passou por poucas e boas por causa do brinquedinho.
Mas, além destes exemplos, quem são os outros sertanejos que, de uma hora para outra, passaram a ter problemas com sua voz e correr o risco de perder o seu bem mais precioso nesta profissão? Se liga que o Movimento Country separou uma lista contando tudinho logo abaixo.
Zezé Di Camargo
Exemplo mais conhecido quando falamos em sertanejos que perderam a voz, Zezé Di Camargo vem lutando há anos para se manter firme em cima dos palcos. O cantor sertanejo teve um cisto em suas cordas vocais há algum tempo e, apesar do tratamento intensivo para recuperar sua capacidade vocal, a boa forma nunca mais voltou.
Em diversos casos, Zezé Di Camargo apareceu sem voz em shows, não conseguindo atingir os pontos altos de suas músicas, e até virou motivo de piada na internet. Sempre polêmico e de opiniões fortes, aqueles que não curtem o seu posicionamento não perdem tempo de atacar sua voz sempre que podem.
Segundo fontes ouvidas pelo Movimento Country, vários amigos já aconselharam Zezé a se aposentar e não forçar ainda mais a sua voz. No entanto, apaixonado pelos palcos, o cantor sertanejo sequer pensa na possibilidade.
Wesley Safadão
Outro cantor sertanejo/forrozeiro que vem enfrentando problemas de saúde é Wesley Safadão. Tendo cancelado sua agenda de shows nos últimos meses para tratar de um quadro agressivo de ansiedade, a saúde física do cantor também vem sendo alvo de preocupação.
Há alguns meses, Safadão cancelou parte de sua agenda após apresentar um quadro de disfonia, que se dá pela alteração ou enfraquecimento da sua voz, o que poderia comprometer seu rendimento em cima dos palcos. Na ocasião, a equipe do cantor emitiu uma nota comunicando e lamentando o fato:
“Informamos que o cantor Wesley Safadão vem apresentando sintomas de ‘Disfonia’ – que afeta sua saúde vocal e compromete o bom desempenho de suas atividades. Ainda que esteja realizando apresentações artísticas nesta semana, o cantor necessitará de descanso para cuidar de sua saúde nos próximos dias. Sendo assim, mesmo com empenho e esforço do artista de cumprir sua agenda de shows, por decisão da equipe médica, Wesley Safadão não se apresentará no evento agendado para o dia 02 de julho”.
Zé Neto
O cantor sertanejo Zé Neto, dupla de Cristiano, passou por momentos de grande tensão nos últimos anos. O artista de grandes sucessos teve sua saúde comprometida após o uso desmedido de cigarros eletrônicos – o famoso vape – que acabou deteriorando seu pulmão e o levou a um quadro clínico desesperador: o vidro no pulmão.
O marido de Natália Toscano foi internado às pressas e precisou ser afastado dos palcos por causa da doença, fazendo com que Cristiano assumisse a agenda de shows da dupla sozinho. Para piorar, a maré de azar continuou e o artista sofreu um acidente que acabou fraturando algumas de suas costelas, o que prejudicou ainda mais seus esforços para cantar.
A má fase de Zé Neto ainda precisou enfrentar um quadro de candidíase oral, provocada pelo uso de corticoide para tratar as sequelas causadas em seus pulmões pelo uso de vape. Hoje recuperado, muitas pessoas afirmam que a voz do cantor nunca mais voltou ao normal.
Solange Almeida
Caso mais recente entre os citados, Solange Almeida está sofrendo com sérias consequências em sua voz por causa do uso de cigarros eletrônicos. A artista, muito popular no nordeste, revelou ao programa Domingo Espetacular que usava o “vape” há apenas 8 meses, tempo suficiente para detonar com sua saúde.
O uso desmedido do cigarro eletrônico acarretou em graves lesões em suas cordas vocais e, sobretudo, no seu pulmão. Por isso, ela confessou até que perdeu a vontade de cantar devido às dificuldades até para respirar.
Depois da repercussão do caso, Solange Almeida esclareceu que o uso do “vape” aconteceu entre 2020 e 2021, ainda durante a pandemia. A artista, que diz estar bem depois de exames, ainda passa por sessões de fonoterapia para aliviar a voz e dificuldades respiratórias.