Simaria aponta viver em alerta após doença silenciosa ser diagnosticada; sintomas, prevenção e tratamento
Nesta terça-feira (28), Simaria Mendes contou que tem estado constantemente vigilante desde que foi diagnosticada com tuberculose ganglionar. O tratamento para esta doença é semelhante ao da tuberculose comum. Contudo, infelizmente há o risco de a doença se tornar sistêmica.
Temendo seu futuro e, para evitar episódios mais graves, a cantora aprendeu a escutar o próprio corpo e respeitar seus limites. Em uma entrevista, explicou que sua imunidade pode ser afetada se não comer. Também deu outros detalhes dessa patologia, que pode surgir silenciosa.
A musa do sertanejo reduziu a quantidade de shows e teve muito cuidado. Entretanto, tudo isso foi repensado quando teve a patologia pela segunda vez, em 2019. Um ano antes, a irmã de Simone Mendes precisou ser internada no Hospital Sírio-Libanês. A gravidade foi tamanha, que se mudou para São Paulo para um melhor tratamento.
A tuberculose ganglionar é uma forma rara da tuberculose que afeta os gânglios linfáticos. Os sintomas incluem inchaço nos referidos gânglios, especialmente no pescoço, além de febre baixa, sudorese noturna e perda de peso. Podendo se espalhar para outras partes do organismo, tornando-se sistêmica.
O tratamento é semelhante ao da tuberculose comum, envolvendo o uso de antibióticos por cerca seis meses. É importante que os procedimentos sejam iniciados o mais cedo possível, para evitar que a doença se espalhe.
A prevenção da tuberculose ganglionar envolve medidas simples, como lavar as mãos regularmente. Recomenda-se evitar contato próximo com pessoas infectadas e manter um estilo de vida saudável. Pessoas que foram expostas à tuberculose devem fazer exames regulares.