Terra e Paixão: Luigi é a nova vítima dos planos de Agatha, e a maldade da vilã envolve até Petra
Em Terra e Paixão, Antônio (Tony Ramos) revela a Agatha (Eliane Giardini) sua intenção de designar Luigi (Rainer Cadete) como seu sucessor. Ao ouvir isso, a megera percebe a necessidade urgente de se livrar do italiano, pois ele representa uma ameaça aos seus próprios planos.
Na novela das nove da Globo, a vilã, como se sabe, almeja unir Hélio (Rafa Vitti) e Petra (Débora Ozório) com o objetivo de tornar o filho o herdeiro legítimo das propriedades do fazendeiro. Desta forma, busca obter controle total sobre os negócios de seu marido.
Conforme Roberto Campelo, do Resumo das Novelas, preocupada com a situação, Agatha toma a decisão de pressionar Hélio a propor casamento a Petra de forma imediata. Através de ameaças, adverte o engenheiro, alertando que a vida da enteada estará em perigo caso ele não atenda prontamente às suas ordens.
Sem opções viáveis, Hélio será compelido a realizar o pedido de casamento. A jovem, por sua vez, emocionada, aceitará unir-se ao rapaz. Contudo, Luigi se recusará a conceder o divórcio, procurando persuadi-la de que o engenheiro e Agatha estão, de fato, colaborando no plano para usurpar Antônio.
O desenrolar dos acontecimentos revela que Agatha já elaborou um plano meticuloso para prejudicar Luigi. Está programado que apresentará um dossiê, evidenciando supostos desvios de dinheiro por parte do italiano nas empresas de Antônio.
Diante dessa revelação chocante, Petra confrontará seu marido, que alegará inocência, mas será expulso da mansão pela esposa revoltada. Em busca de ajuda para salvar Antônio das artimanhas de Agatha antes que seja tarde demais, Luigi se verá obrigado a recorrer a Irene (Gloria Pires).