Prolapso genital: doença de Marília Gabriela é perigosa e silenciosa
A apresentadora Marília Gabriela pegou seus fãs de surpresa na tarde desta sexta-feira (20/10) ao anunciar que passou por uma cirurgia íntima para a retirada de um prolapso genital. A jornalista informou que o procedimento foi realizado no começo no mês de outubro, logo após ela se assustar com os sintomas.
Naquela época, Marília iria viajar para Londres quando sentiu os primeiros sintomas do prolapso genital. Era algo que ela não conhecia. Marília resumiu a doença a uma “perda de sustentação dos órgãos”. No seu caso, os órgãos uterinos.
Na publicação, Marília Gabriela esclareceu que ela se encontra em um grupo propício a ter o prolapso genital: mulheres que tiveram parto normal ou superbebês. A jornalista teve dois filhos por parto normal.
Segundo o Guia de Doenças e Sintomas do Hospital Albert Einstein, o prolapso genital é uma doença comum entre mulheres que engravidaram. Ele se caracteriza pela sensação de peso na região, como se uma bola estivesse dentro do órgão.
Segundo a publicação, a obesidade, tosse crônica, obstipação crônica, exercícios físicos intensos e outros fatores podem desenvolver o prolapso genital. O tratamento da doença pode ser feito por meio de cirurgia.
Na operação, o médico busca restaurar os órgãos internos do paciente. Depois da cirurgia, Marília Gabriela disse que não está tendo uma recuperação agradável, mas que está se acostumando a partir de novos hábitos por recomendação médica. O paciente recebe, antes do procedimento, uma orientação de fortalecimento da pelve e, caso a cirurgia não dê certo, é recomendável repetir o procedimento.