Mercado financeiro: conheça os diferentes tipos de investimentos e qual o melhor para o seu bolso!
Investimentos são a melhor forma de preservar o seu patrimônio e fazer o seu dinheiro trabalhar para você de forma a valorizar a sua riqueza com o passar do tempo. Este mercado possui uma grande variedade de opções para investir, cada uma com as suas próprias características, fatores de risco e benefícios singulares.
Por isso, a necessidade de entender de forma mais aprofundada sobre cada uma dessas opções para poder escolher a melhor forma de investir o seu dinheiro e ter um bom retorno. Assim como entender os fatores de risco para poder avaliar se vale ou não a pena e a margem de perdas e ganhos, de forma a preservar o máximo possível o seu capital.
Foto de Pixabay disponível no Pexels
Os investimentos em ações são a maneira mais comum de entrar no mercado financeiro e obter ganhos significativos. Comprar as ações de uma empresa significa que você adquiriu uma parte da propriedade dessa instituição. Neste caso, os retornos podem variar de forma drástica e significativa, de acordo com o desempenho da empresa e nas condições do mercado, assim como em fatores externos e possíveis polêmicas que venham a ocorrer.
O termo título, neste contexto, se refere a empréstimos que o cidadão comum pode fazer para uma entidade, como, por exemplo, o governo, com o Tesouro Direto ou para uma empresa privada. Em contrapartida, você receberá os pagamentos dos juros conforme o passar do tempo e o valor principal acordado para o vencimento.
No caso dos fundos mútuos, as carteiras de investimentos são gerenciadas por profissionais do mercado financeiro. Aqui, é possível que o investidor escolha uma ou mais variedade de ativos, como, por exemplo, ações e títulos, mesmo que o capital de início seja baixo.
Outra alternativa de investimentos é o imobiliário, que consiste na compra de uma propriedade para fins de aluguel, contando com a valorização no longo prazo. Neste mercado os ganhos podem sim ser substanciais, no entanto, é importante prestar atenção aos desafios e despesas adicionais.
A compra de commodities envolve adquirir matérias-primas, como o ouro, petróleo, trigo e café, que também são considerados ativos e podem ser um refúgio com menos riscos e mais seguranças nos momentos de instabilidade econômica e alta da inflação.
Foto de Worldspectrum no Pexels
As criptomoedas ganharam muito espaço e a atenção do mercado nos últimos anos, dessa forma, elas se tornaram uma forma alternativa de investir. Neste contexto, foram criadas as casas de apostas com Ethereum, uma moeda digital amplamente conhecida.
É importante destacar a necessidade de armazenar suas criptomoedas em locais seguros e confiáveis. Por isso, o mais indicado por especialistas desse nicho de mercado é o uso das carteiras digitais de instituições confiáveis e que ofereçam medidas de segurança robustas.