Limeira Rodeo Music registra caso de assédio no 1º fim de semana
O Rodeio de Limeira 2023, conhecido como Limeira Rodeo Music, registrou em seu primeiro fim de semana caso de assédio e espancamento. Saiba mais!
Nesta sexta-feira (24) e no sábado (25), serão os últimos dois dias de festas do Limeira Rodeo Music. A edição de 2023 se trata de um super festival, na tentativa de compensar os últimos 3 anos de ausência do tradicional Rodeio de Limeira, muito importante para o povo do município de São Paulo pela forte presença e paixão pela música sertaneja dos limeirenses; e por incentivar fortemente o turismo e o comércio da região, fortificando a economia local.
Com a dupla sertaneja Henrique e Juliano e o DJ Pedro Sampaio nos line-ups de sexta-feira passada (17), e Hugo e Guilherme e Ana Castela fazendo seus shows no sábado, o primeiro fim de semana do Limeira Rodeo Music bateu recordes de público. A expectativa é que a mesma coisa aconteça nesta semana, com Luan Santana e Ícaro e Gilmar cantando na sexta e Matheus e Kauan e Dennis DJ no último dia, no sábado.
Porém, diante de tanta festividade e alegria, uma confusão bastante séria foi relatada por uma vítima que estava no evento no último sábado (18). Uma jovem, de 22 anos, confessou que foi assediada no camarote por um homem, que teria passado a mão por baixo de sua saia sem seu consentimento.
Acompanhada pelo namorado de 23 anos, o rapaz teria percebido e foi atrás do assediador, que começou uma luta corporal no meio das instalações do Camarote do Limeira Rodeo Music. Segundo o depoimento da vítima, os seguranças do evento seguraram o namorado da jovem, e posteriormente, passaram a agredir o rapaz. Os dois foram expulsos da festa.
“Foi horrível ver ele apanhando. Não consegui fazer nada para ajudar ele. Eu apanhei também, mas o que mais doeu foi [ver] ele. Eu achava que era culpa minha, mas não é. Ele foi tentar me proteger (…) Eu fiquei muito mal de não poder fazer nada e ninguém ouvir a gente”, disse Mariana, a vítima em questão, ao repórter Lucas Claro para o Rápido no Ar.
Os dois detalham o acontecido ao repórter, afirmando que os seguranças usaram muita força bruta nos dois, que saíram com diversos hematomas ao redor do corpo, com chutes, socos e até torções. O celular de Mariana e Caio, namorado da vítima, foram perdidos no meio da expulsão. Para achar os aparelhos, um outro segurança prestou ajuda, resgatando o celular de Mariana, somente.
“Quero que aconteça alguma coisa com quem fez isso com a gente e alguma maneira de eles ressarcirem a gente sobre o celular perdido, porque o assédio não tem como. ´E só rever a segurança que eles colocam em um lugar como esse, porque é um evento grande. eles têm que ter uma segurança boa, que preste”, disse emocionada a vítima.
Mariana e Caio estavam com um ingresso válido para esta sexta-feira (17) do Limeira Rodeo Music, também na modalidade de Camarote. Porém, depois do ocorrido, o casal não quer mais frequentar o Rodeio de Limeira, nem mesmo nas vindouras edições.
“Eu vou vender. Eu não volto mais aqui, nem ano que vem e nem nas outras edições”, disse Mariana. Enquanto Caio desabafou: “Eu perco o dinheiro que paguei no ingresso, mas eu não volto aqui. Para acontecer o que aconteceu, prefiro ficar na minha casa”.
Um boletim de ocorrência foi feito pela vítima contra o Limeira Rodeo Music. A organização do evento enviou um comunicado, que pode ser lido abaixo:
Pronunciamento oficial
“Os Organizadores Do Limeira Rodeo Music assumem o compromisso de zelar com a segurança de todos os frequentadores do evento. Por isso, além da contratação de uma equipe de segurança preparada, foi realizada uma parceria com a Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência e com a Patrulha Maria da Penha. Ambas estiveram presentes no interior do evento nos dois primeiros dias do evento e estarão no próximo final de semana.
Nesse sentido, adotamos protocolos de atendimento constante às mulheres justamente com o propósito de atuar de forma preventiva e educativa, sendo que a equipe de segurança contratada se encontra capacitada para tratar sobre as diversas intercorrências que possam surgir em um evento dessa magnitude.
Sobre o suposto caso de violência sexual, estamos tratando o assunto com a necessária discrição, cautela e anonimato dos envolvidos. O intuito é proteger a vítima e seus familiares, sendo que, assim que tomamos conhecimento do fato, prestamos todo o suporte necessário de imediato. Nos colocamos à disposição da família para auxiliar no que for necessário.
Referente aos seguranças que por ventura tenham procedido de forma excessiva com os frequentadores, solicitamos as necessárias informações para a empresa responsável apure todos os fatos.
A organização está empenhada ao máximo para colaborar no que for necessário com as investigações e reforçamos, mais uma vez, que as medidas necessárias estão em andamento no sentido elucidação dos fatos e consequente resolução do caso”
A prefeita de Limeira, Erika Tank, na última segunda-feira, comandou uma reunião com os responsáveis pelo Rodeio de Limeira a respeito da segurança e melhorias que podem ser feitas. Na presença dos demais secretários municipais do município, ficou definido um maior reforço dos seguranças para o segundo fim de semana do Limeira Rodeo Music e melhorias nas estruturas, como a instalação de mais banheiros químicos.