Blefaroplastia: o que é o procedimento realizado pelo presidente Lula na região das pálpebras
O presidente Lula precisou ser submetido a um procedimento cirúrgico no quadril. No mesmo dia, ele aproveitou para fazer uma correção nas pálpebras. A cirurgia na região dos olhos foi realizada na última sexta-feira, 29 de setembro. A equipe médica aproveitou a anestesia geral por causa da artroplastia.
A cirurgia plástica feita pelo presidente brasileiro é considerada um procedimento simples. O responsável pela cirurgia foi um oftalmologista especializado em plástica ocular.
O procedimento consiste em fazer a retirada do excesso de pele na região das pálpebras. Com o passar dos anos, a pele do local vão ficando flácida. Em algumas situações, a quantidade de gordura acumulada pode até mesmo começar a atrapalhar a visão do paciente.
De acordo com a oftalmologista especialista em plástica ocular, Doutora Fernanda Fayad, procedimento pretende deixar o olhar mais descansado e rejuvenescido. Quando a cirurgia é feita de forma isolada, o paciente não precisa ficar internado e recebe alta no mesmo dia.
Conforme as informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é realizado um corte na prega da pálpebra superior do indivíduo. Isso permite que o profissional faça o reposicionamento dos depósitos de gordura, retirada da pele em excesso e contração dos tecidos e músculos. É normal ficar com vermelhidão e inchaço no local por aproximadamente 10 dias.
A recomendação durante a recuperação é que o paciente evite ficar abaixando a cabeça, sendo necessárias compressas frias na região. Uso de colírio e pomadas são prescritos pelo profissional. A retirada dos pontos é feita entre cinco e sete dias depois do procedimento cirúrgico. Depois disso, o paciente pode voltar as atividades de rotina normalmente, ressalta a médica.
Segundo o último boletim médico emitido pelo Hospital Sírio-Libanês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em boas condições clinicas e se recupera bem.