Embolia pulmonar: o que é, sintomas e tratamento da condição que acometeu Anderson do grupo Molejo
O cantor do grupo Molejo, Anderson Leonardo, está internado no hospital após ser diagnosticado com embolia pulmonar. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do vocalista nesta última segunda-feira, 11 de setembro. O famoso luta contra um câncer nos testículos.
Anderson Leonardo foi submetido a exames de imagem que detectaram a embolia pulmonar. Apesar da doença ser considerada grave, o quadro de saúde do artista é considerado estável pela equipe médica.
Rodolpho Reis, cirurgião vascular, explicou que a condição ocorre quando existe a formação de um coágulo que sobe para o pulmão. O profissional explicou que diversos fatores podem desencadear a embolia pulmonar, sendo o câncer uma dessas causas.
O médico ressalta que a embolia pulmonar é um problema de saúde grave. A doença pode causar o óbito do paciente em 3% a 18% dos casos. Portanto, é sempre importante ficar atento aos sinais do organismo.
Os sintomas da doença podem variar, porém, costumam incluir a dificuldade para respirar. A falta de ar do indivíduo vai depender do tamanho da lesão e quantidade de obstruções provocadas pelo coagulo nas artérias pulmonares. O conjunto de sinais pode comprometer a oxigenação de todos os órgãos do corpo.
Em situações mais graves, os pacientes podem apresentar dor na região do tórax e se houver o infarto pulmonar, a pessoa pode desmaiar. Sem o socorro médico adequando, o quadro pode acabar levando a óbito. Quando o paciente é diagnosticado nos primeiros momentos, a condição é tratada com medicação anticoagulante. Os medicamentos atuam dissolvendo o coágulo no organismo.
Contudo, se a condição é descoberta somente depois de gerar lesões graves, pode ser necessário que o paciente precise passar por um procedimento cirúrgico. A assessoria de Anderson explicou que o grupo vai se afastar dos palcos enquanto o artista está em tratamento.