Problema de saúde que levou Faustão a precisar de transplante pode ser evitado em alguns casos; veja dicas
O Brasil tem acompanhado a situação do apresentador Fausto Silva, de 73 anos. O comunicador, que trabalhou por mais de 30 anos na TV Globo e apresentava programa na Band até a semana passada, foi internado com insuficiência cardíaca no Hospital Albert Einstein.
O problema se agravou e Fausto Silva precisará de um transplante de coração. Este caso envolvendo o apresentador acende o alerta para os problemas no coração. A insuficiência cardíaca é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue manter um fluxo sanguíneo adequado para atender às demandas do organismo. Pode ser o resultado de várias condições subjacentes, como doença arterial coronariana, hipertensão, doença cardíaca valvular ou problemas nas válvulas cardíacas, entre outros.
Com o tempo, o coração fraco e não consegue bombear o sangue de forma eficiente, causando sintomas, incômodos e limitações na vida diária. Os sintomas de insuficiência cardíaca podem variar em gravidade, mas geralmente incluem: fadiga, inchaço nas pernas, tornozelo e abdômen, falta de ar e aumento de peso.
Há diversas formas de evitar problemas no coração. Duas delas são fundamentais não só para evitar o adoecimento do coração, mas de todo o corpo: dieta saudável e atividade física regular. Consumo de frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas magras ajuda a evitar diabetes e hipertensão, que são duas vilãs para o coração. Exercícios físicos aeróbicos, como caminhada, natação e ciclismo, são aliados importantes. Não fumar e evitar consumo de bebida alcoólica são outras dicas indispensáveis.